Inverno Chegou!


Início do Inverno é hoje!
Prepara as roupas mais quentinhas e na hora dormir, capricha nas cobertas ou edredons. Separamos algumas curiosidades inéditas sobre essa estação do ano, tão charmosa, confira abaixo: Curiosidade Sobre o Inverno

O inverno é bem peculiar em alguns lugares do mundo.

Conheça algumas curiosidades:
– Frio depressivo: alguns pesquisadores acreditam que o clima mais frio favorece o desenvolvimento de depressão. A falta do calor intenso seria metabolizada pelo organismo que resultaria em sentimentos mais tristes e de desânimo;
– Durante as baixas temperaturas seu corpo desenvolve alguns mecanismos de defesa. O primeiro é a tremida. Quando sentimos muito frios trememos o nosso corpo e até os nossos dentes. Isso acontece, pois, para manter a nossa temperatura interna de 37 graus, os músculos fazem movimentos involuntários para gerar calor.
– Alguns lugares do mundo são sempre gelados. Os polos Sul e Norte são exemplo disso. Eles ficam mais distantes do eixo do sol e por isso têm sempre temperaturas negativas ou próximas a isso. Nesses locais costumamos encontrar os glaciares, que são uma espécie de gelo eterno, ou seja, nunca derretem.
– A Rússia costuma bater todos os recordes em temperaturas negativas. O inverno na região chega a ser tão rigoroso que bate os 60 graus negativos em regiões mais altas e isoladas. Dá para acreditar?
– A Antártida também é uma área gelada do globo. É dela o recorde de temperatura mais baixa registrada nos últimos tempos: menos 89º. O pedaço gelado do mundo é chamado de Vostok.
– No Brasil, as temperaturas mais baixas são registradas durante o inverno no estado de Santa Catarina. A região já chegou a marcar menos 17º. Mas, sempre no alto das montanhas e no período noturno. A região do Sul do Brasil explora bem essa característica, principalmente como destino turístico.
– Se você é brasileiro e quer ver neve durante o inverno. Deve viajar até o país vizinho, o Chile. Lá é possível conhecer a neve. Já que as nossas temperaturas raramente produzem esse fenômeno.
As temperaturas sentidas durante o inverno variam conforme a localização do país. Regra geral, quanto mais próximo dos pólos mais baixa é a temperatura.
- No hemisfério norte, (por exemplo Portugal) os meses mais frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro. No entanto, no hemisfério sul (por exemplo Brasil) os meses mais frios são Junho, Julho e Agosto.
- A temperatura mais baixa de sempre foi registada na estação de Vostok na Antártida a 21 de Julho de 1983. Estavam -89.2°C nesse dia.
- A temperatura mais baixa de sempre já registada em Portugal foi −16 °C. Ocorreu em Penhas da Saúde (Covilhã) a 16 de Janeiro de 1945 e 5 de Fevereiro de 1954. 
- A cor do pelo de alguns animais muda durante os meses de inverno. Por exemplo, o pêlo da Raposa do Ártico muda para branco durante o inverno para se camuflar melhor na neve.
- Nas regiões mais frias, alguns animais hibernam enquanto outros migram para zonas com climas mais amenos. Um bom exemplo é o urso polar que hiberna durante o inverno, podendo o seu ritmo cardíaco reduzir para apenas 8 batimentos por minuto e consegue sobreviver até 100 dias sem se alimentar.
- Algumas regiões do nosso planeta encontram-se constantemente cobertas por gelo. Os locais mais próximos do pólo Norte e pólo Sul são os melhores exemplos. Aí as temperaturas são inferiores a 0°C durante todo o ano.
A utilização de roupas de cor escura durante o inverno é benéfico, uma vez que tem uma maior capacidade de absorver o calor. Por outro lado, a roupa clara reflecte o calor, fazendo com que sintamos mais frio.
- Para manter o corpo quente é preferível utilizar várias camadas de roupa fina em vez de poucas camadas de roupa grossa.

Fonte: 

https://www.estudopratico.com.br/inverno-conheca-as-caracteristicas-e-curiosidades-dessa-estacao/

https://www.soscuriosidades.com/imagens-curiosidades-inverno/