Exposição do Projeto Sitio do Pica Pau

Exposição do Projeto Sitio do Pica Pau Amarelo

O Projeto Sítio do Pica pau Amarelo da Creche Dr Klaide, unidade 1, teve início em janeiro/2018. Como parte do cronograma de atividades da unidade, as atividades foram ministradas as crianças de forma integral, lúdica e perceptiva. Através de desenhos, pinturas, montagens, colagens entre outros, foi se criando um arsenal de objetos artísticos que compuseram a exposição.
A exposição foi aberta aos familiares e responsáveis dos menores e teve como objetivo além da exibição o reconhecimento das atividades desenvolvidas por todos.
Orientados pela coordenadora pedagógica Fatima Torres, os pais e responsáveis eram conduzidos as salas das respectivas crianças, valendo lembrar que a ideia era levar todos os visitantes a todas as salas, uma ação que ocorreu naturalmente, já que as obras apresentadas eram entusiasmante.
Todos os grupos participaram do projeto, inclusive os pequenos do berçário II. Segue abaixo o texto apresentado aos familiares na última Festa da Família da unidade 1 realizada nos dias 16 e 17 de Maio/18 .

Berçário II : O Sítio
Que delícia, cantar, imitar, pintar, sentir e se divertir com os animais do sítio. Uma rotina permeada de risos e gestos, de espanto e encanto, de curiosidade e descoberta...
Dentre os animais que foram apresentados ao grupo, a POPÓ (galinha) foi, sem sombra de dúvida, a que mais atraiu a curiosidade das crianças.

Grupo 1: Reino das Águas Clara
Eis que surgem os peixinhos, a baleia, o polvo e a sereia. Criam vida: falam, andam, dançam, contam histórias e participam das aventuras com as personagens do Sítio. Narizinho e o Príncipe Escamado chamam a tenção pela atuação nas causas de justiça e simplicidade de conduta.

Grupo 2: Saci Pererê
Proteger a natureza é obrigação de todos. O grupo 2 conheceu o sítio e aprendeu com o Saci Pererê a importância da preservação do meio ambiente. A interação com as famílias trouxe resgate dos contos e a conscientização da defesa dos recursos naturais.

Grupo 3: Emília e Visconde
O grupo 3 se identificou com a Emília e o Visconde, brinquedos artesanais que ganham vida com toque de mágica, um estímulo a criatividade e imaginação. As atividades foram desenvolvidas com interdisciplinaridade, contemplando o conhecimento da vida rural e as personagens que compõe o Sítio.

Grupo 4: O Sítio do Pica pau Amarelo
E o sítio foi permeando a creche… as personagens foram se integrando com as crianças…. Já não sabemos quem é quem. Eis que surgem Narizinhos, Sacis, Pedrinhos, Emílias, Viscondes, Tia Anastácia, Dona Benta, Cuca…. Que maravilha! Esse é o Sítio da creche.