DEZEMBRO LARANJA: Prevenção ao Câncer da

REFLEXÃO SEMANAL

04.12.2020

DEZEMBRO LARANJA:

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele

Você sabia que durante o mês de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a Campanha Dezembro Laranja? Essa Campanha tem como objetivo a prevenção contra o Câncer de Pele.


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento de combate ao câncer da pele batizado “Dezembro Laranja”.A cor laranja foi definida para a Campanha, pois remete a cor do Sol e aos tons bronzeados.


Desde então, são realizadas diferentes ações para informar a população sobre as principais formas de prevenção. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.


O  tema da campanha é renovado anualmente para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Em 2019, foram enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces.
A campanha visa alertar para o fato de que quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura. As pessoas demoram a descobrir o problema porque ele é silencioso.


Um sinal ou  uma pinta,   que cresce pode ameaçar a vida se não for cuidado. Quando se deixa passar muito tempo, há risco de esse sinal tornar-se um tumor, e o mesmo invadir áreas nobres dos tecidos ou comprometer órgãos vitais.


O câncer de pele é o câncer mais comum do ser humano. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros.


Para se prevenir, além da aplicação do filtro solar, é recomendável usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como evitar atividades ao ar livre entre 10 e 16 horas. Procure um médico sempre que precisar.
Fique ligado e mantenha os cuidados necessários para prevenção.


Cristina Nahun Psicóloga
Silvia Adolfo  Assistente Social