Você sabe por que comemoramos o dia das

Reflexão Semanal 07/05/2021


Você sabe por que comemoramos o dia das Mães?


A comemoração do dia das mães surgiu há muito tempo atrás. A história nos reporta a Roma Antiga e a Grécia, com os festejos do início da primavera. Nestas festas era comum homenagear Deusas, que simbolizavam as mães como a Deusa Reia, mãe dos deuses gregos e Cibele, Deusa mãe romana. Assim, essas comemorações foram sendo difundidas em diferentes civilizações.
Hoje essa data é festejada em quase todo planeta.


No século XVII a Inglaterra surge como motivadora dos eventos e comemorações em homenagem às mães. Lá a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma e denominado de “Mothering Day”. Desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.


Mas foi no século XX que a data começou a ser celebrada, sendo criada pela ativista Anna Jarvis, com o intuito de prestar homenagem à sua mãe, Ann Jarvis, que passou a ser conhecida pelo trabalho social que realizava com outros mães, Ann atuou fortemente para que famílias que passavam necessidade tivessem acesso a melhorias, principalmente no que diz respeito à condições sanitárias, já que isso as ajudava a evitar os mais diversos tipos de doenças, principalmente durante a Guerra Civil Americana.


Em países como Uruguai, Alemanha, Austrália, Dinamarca, entre diversos outros, o Dia das Mães é também celebrado no segundo domingo de maio. Porém, na Rússia, Sérvia, Noruega, Líbano e Argentina, por exemplo, a comemoração ocorre em diversas datas diferentes. No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e enviarem mensagens de amor.


É um evento social de grande importância, tanto no que diz respeito a valorização da figura materna, como também de grande importância financeira. gerando empregos e movimentando tanto comercio como a indústria.
O dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos às mães.


Cristina Nahum - Psicóloga
Silvia Adolfo -Assistente Social