A importância de gerenciar as suas expec

A importância de gerenciar as suas expec


A importância de gerenciar as suas expectativas

As nossas expectativas podem nos levar a frustração se não tivermos um discernimento sobre o que queremos e o quanto podemos conquistar dessa vontade. Para tanto, é necessário entendermos que a felicidade e o bem-estar podem estar em coisas cotidianas de nossa vida, nas mais simples decisões e escolhas. Contudo é importante sabermos que o conceito de felicidade e bem-estar são relativos e variam de indivíduo para individuo, muitas vezes dependem do contexto que esta sendo vivenciado e o quanto essa vivencia pode marcar nossa vida. Mas o outro lado pode nos mostra que não dá para viver sem expectativas. Afinal, são elas que dão sentido à nossa vida. Você já deve ter ouvido falar que precisamos sempre ter sonhos.

Quando esperamos ou desejamos muito alguma coisa e, eventualmente, nossa expectativa não se cumpre na realidade, surge o sentimento de desilusão ou frustração. Lidar com essa sensação de “derrota” é muito difícil e pode levar as pessoas à depressão, amargura e até revolta.

Para que isso não aconteça, o ideal é nos prepararmos para diferentes resultados que possam ser vislumbrados. É importante mantermos os pés no chão e ter mais controle emocional, sem perder o otimismo, enxergando com clareza e de forma mais racional as possíveis consequências que podem ser resultados de nossas ações.

Pra tanto pense: sonhe com os pés no chão, respeite a individualidade do outro, seja resiliente, empático e pratique o bem. É importante ser racional ao criar suas expectativas. Não esqueça de refletir sobre as consequências de suas expectativas idealizadas, que podem falhar e nesse momento deve-se encarar a frustração com resiliência, não deixando que o medo te desestimule a prosseguir para novas conquistas. Desenvolver um trabalho para o seu autoconhecimento vai te ajudar a controlar suas expectativas.

Cristina Nahum - Psicóloga
Silvia Adolfo - Assistente Social