MAIO LARANJA

MAIO LARANJA 'Alerta para abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes'
 
O atual cenário social, devido a pandemia, esta colocando muitas crianças e adolescentes em situação de abuso e risco. As agressões deixam marcas que duram muito tempo. Por isso, denuncie qualquer tipo de violência, seja física, sexual ou moral. A sua atitude pode salvar, e mudar, muitas vidas. 


O dia 18 de maio foi instituído como o dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, com a criação da Lei Federal n.º 9970/00.

 

ORIGEM DO DIA 18 DE MAIO 

No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Cabrera  foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como "Caso Araceli". Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa Violência, foi criado  O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.
VIOLÊNCIA SEXUAL

A violência sexual é expressa de duas formas - abuso sexual e exploração sexual – compreendida como todo ato, de qualquer natureza, atentatório ao direito humano ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente, praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação às crianças e adolescentes vítimas.
Todos nós adultos somos responsáveis pela proteção de nossas crianças e adolescentes.

 

Comunique casos que você tenha conhecimento ao Conselho Tutelar e DISQUE 100 que são denúncias anônimas.

 

Cristina Nahum Psicóloga
Silvia Adolfo Assistente Social