Quem cuida do cuidador enquanto ele cuid

Quem cuida do cuidador enquanto ele cuid

Quem cuida do cuidador enquanto ele cuida do outro?

A tarefa de cuidar de outras pessoas não é fácil, muitos deixam de lado a própria vida para se dedicar ao outro. O adoecimento de alguém próximo, quer seja filhos, pais, familiares e amigos causa dependência para as atividades de vida diária e afeta a vida daquele que esta cuidando do enfermo e da família como um todo. Há um acúmulo de tarefas que geram a necessidade de reorganização de papéis e adaptação em várias esferas, muitas vezes inclusive com a necessidade de adaptar até mesmo o ambiente.

Para tanto, o cuidador precisa de cuidados também. Se você é cuidador de um paciente com uma doença crônica, doença mental, idoso ou qualquer pessoa que dependa de você, saiba que, para que continue com essa função, terá de olhar com um pouco mais de carinho para você mesmo. Muitas vezes não há tempo para isso, mas se você adoecer quem é que cuidará de você?

Neste cenário, ocorrem muitas mudanças na vida financeira e social, como também nos relacionamentos dentro de casa. O individuo cuidador, acaba por ter que zelar por si próprio e com a nova condição, por um terceiro, seja ele familiar, amigo, vizinho ou qualquer pessoa que não consegue mais ser autossuficiente em sua própria vida. Consequentemente, esse cuidador passa a adiar, substituir ou cancelar seus próprios planos de vida, na esfera pessoal e até na profissional.

É muito difícil conseguir lidar com essa nova realidade sem o apoio externo. Muitas vezes é necessário delegar funções, pedir ajuda e equilibrar as novas responsabilidades. Às vezes, parece claro o quanto necessitamos de auxílio, mas se não dissermos, não externarmos para os outros, fica o sentimento de que está tudo certo e você está dando conta. São muito frequentes casos de cuidadores que entram em depressão, chegam ao esgotamento e adoecem também. E neste caso, tanto você quanto quem depende de você, podem ficar desamparados.

 

Cristina Nahum Psicóloga

Silvia Adolfo Assistente Socia