Você sabe o que significa a siglas ONG,

Você sabe o que significa a siglas ONG,

Você sabe o que significa a siglas ONG, OSC ou OSCIPs?

Pensando nisso, criamos um conteúdo que levará até você o real significado de cada sigla e finalidade.

Quando falamos de Terceiro Setor, logo associamos a sigla ONG – Organização Não-Governamental. Entretanto, essa expressão passou por algumas mudanças e adaptações, sua origem veio através da ONU no ano 1950, para designar instituições da sociedade civil que não tivessem vinculadas ao Estado. Hoje em dia elas são deliberadas como instituições privadas sem fins lucrativos, ou seja, entidades geradas da livre organização e da participação social da população em prol de desenvolver ações de interesse público e o mais importante sem visarem ao lucro.

A Instituição “Dr Klaide” conta com toda equipe gestora (direção), totalmente voluntária, sem ganho salarial ou rendimentos.
Outra curiosidade é que o termo ONG não está definido na legislação brasileira, desta forma toda ONG existe em forma de associação ou fundação.

Atualmente, o mercado está usando outro termo característico para ONGs, o novo termo “OSC”, que não é tão novo assim, surgiu em meados de 1990, tem o mesmo significado de ONG – instituições que desenvolvam projetos sociais com finalidades pública. Esta expressão foi criada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), porém nos termos jurídicos, da legislação brasileira, o termo não é reconhecido.

Para finalizarmos o texto deixamos a única conotação inserida nos termos legislativos brasileiro, sob a lei federal 9.790, 1999. A sigla OSCIP – que significa Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, ou seja associações ou fundações que possuem Termo de Parceria com o poder público, para tal parceria são necessários uma série de disposições estatutárias e organizacionais para que a instituição possa ser qualificada como OSCIP.

Perante a lei podem obter a certificação de OSCIPs as instituições que ofereçam serviços sociais como: assistência social, cultura, educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, voluntariado, desenvolvimento econômico e social, combate à pobreza, geração de emprego, promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e de outros direitos universais.


Fonte: http://www.institutobancorbras.org.br/posts/dica/336-definicoes-de-ong---os---osc---oscip
https://mapaosc.ipea.gov.br/ajuda.html#:~:text=As%20organiza%C3%A7%C3%B5es%20da%20sociedade%20civil,de%20atua%C3%A7%C3%A3o%2C%20financiamento%20e%20mobiliza%C3%A7%C3%A3o.