O que são amigos?

Com o tempo você começa a perceber que a quantidade de amigos é muito diferente da qualidade dos relacionamentos. Com a maturidade começamos a perceber que devemos amar mais e selecionar quem deve ficar ao nosso lado.

Nosso conceito de amizade vai se aprimorando com o passar do tempo. Amigo passa a ser aquele indivíduo que nos aconselha, nos critica, mas compreende nossas atitudes, e mesmo discordando, continuam do nosso lado. É aquele que nos ampara, sua companhia é prazerosa. São pessoas que selecionamos e priorizamos em ter em nossa companhia. São pessoas com quem nos damos melhor e que sentimos que nos trazem bem-estar em todos os níveis: social, emocional, cognitivo etc.

Com o passar do tempo, concebemos no nosso círculo de amizades, pessoas que nos trazem referências, que trocamos experiências, dividimos sentimentos, ideias, interesses e alegria no convívio.

Na infância consideramos todos ao nosso redor como amigos, na adolescência já começamos a ser seletivos e finalmente na fase adulta selecionamos os que queremos ao nosso lado.

Aos poucos, começamos a deixar as baladas, reuniões com um grande de número de pessoas, e procuramos alguém com quem discutir ideias e compartilhar preocupações pessoais e psicossociais.

O tempo nos traz sabedoria e maturidade para entender as diferenças de pensamento e respeitá-los, pessoas que nos deixam mais à vontade, sentir-nos amados e importantes, estimular nossa mente a partir de debates e administrar nosso mundo de uma maneira bem mais madura.

Enfim, ter amigos nos da segurança para enfrentar problemas e sentir-nos seguros para decidir sobre tomadas de decisão. Ter amigo é ter quem te ouve e te ama em qualquer situação.

Os amigos se tornam relacionamentos de irmandade, ligações fortes e verdadeiras, que mesmos distantes, eles se fazem presentes.

 

Cristina Nahum Psicóloga

Silvia Adolfo Assistente Social