A arte de viver

De todas as coisas existentes algumas estão sob o nosso poder e outras não”.

Epicteto

 

Conta a lenda que Epicteto foi um escravo. Passou por situações humilhantes e por privações, houve um episódio, em que a crueldade do seu senhor acabou-lhe por quebra-lhe uma das pernas.

Mas esse filósofo, dedicou sua vida a arte de viver, “acreditando que a vida é uma obra de arte a ser esculpida”. Afirmando que tudo que esta sob a nossa vontade, pode ser moldada de acordo com nossos princípios.

Tudo que está na nossa mão, temos a liberdade de agir de acordo com a nossa necessidade. Porém, ha momentos que não temos escolhas, temos que aceitar a situação de acordo com o que está acontecendo, assim, deixamos de ser senhores de nossas vidas , para sermos subordinados a ela.

A vida trazida pelo olhar de Epicteto demonstra uma relação entre a submissão e a insubordinação diante das peripécias da vida. Os aconselhamentos que nos traz de como podemos ser felizes, nos leva a ideia de que para ser feliz, é preciso agir com simplicidade, atuando de forma variada nas diversas situações vividas, entendendo que haverá momentos em que a condição leva a submissão e nesse caso, talvez seja necessário curvar-se para aquilo que independe de nossos desejos, nesse caso, atuaremos como escravos, entendendo que jamais seremos senhores. Já em outros momentos, a vida, tal como uma eterna balança que pende de um lado para outro, nos coloca em situações onde somos senhores repletos de poder e glória.

Nesse cenário podemos entender que a arte de viver, depende de nós mesmos, a medida que planejamos a nossa vida, temos a opção de almejarmos a felicidade. Buscar a felicidade, nem sempre é tão fácil, podemos aprender que em todos os momentos, sejam bons ou não tão bons, devemos tirar lições de vida. Não ha felicidade eterna ou tristeza permanente. A vida nos possibilita momentos únicos e cabe a nós transformar a tristeza em experiências positivas, que nos aponta para nova felicidade.

Cristina Nahum Psicóloga

Silvia Adolfo Assistente Social