A importância de ouvir o outro

"O ato de ouvir exige humildade de quem ouve. E a humildade está nisso: saber, não com a cabeça mas com o coração, que é possível que o outro veja mundos que nós não vemos. Mas isso, admitir que o outro vê coisas que nós não vemos, implica reconhecer que somos meio cegos… Vemos pouco, vemos torto, vemos errado." quando vemos sozinhos.- Rubem Alves.

Quem já parou para entender e ouvir o outro? Você já pensou em parar para ouvir o seu amigo? Será que estamos sendo amigo, sem ouvir as angustias de outra pessoa?

Por outras vezes, o nosso discurso inibe a vontade do outro se manifestar. O ser humano tem em suas características a necessidade de comunicar-se e que geralmente falamos muito, contudo poucas vezes sabemos escutar.

Há uma distância muito grande entre o falar e o saber ouvir. Estamos numa fase muito complexa, nunca tivemos que nos afastar das pessoas, ficar reclusos.

Todo ser humano necessita viver em sociedade, mas poucas vezes paramos para entender quem esta do nosso lado, quer sejam nossos pais, nossos amigos, nossos professores. Isso por que muitas vezes ao questionarmos nossos pais e amigos, eles definem nossa pergunta como algo que ele vivenciou e não da margem para mostrar que nossa experiência é diferente. Normalmente veem com resposta ótimas, mas que não definem o que estamos questionando. Ficando o sentimento de angústia e a sensação de não fomos ouvidos.

É de fato uma situação muito estranha, recebemos uma resposta que não condiz com o que estamos lidando ou que necessitamos entender. Ai vem a indagação: será que estamos sendo ouvidos?

Ao ouvir o que o outro tem a falar, temos que nos desnudar de nossos conceitos e buscar ver a qualidades da outra pessoa, entender que ela está trazendo a tona os seus sentimentos e seu entendimento sobre a vivência dela. Assim, a importância de saber ouvir, não é meramente escutar o outro e sim se colocar no lugar do outro. O saber ouvir estabelece e fortalece relações, como também auxiliar na compreensão do mundo que nos cerca, dando a chance de crescimento pessoal e social.

Cristina Nahum Psicóloga

Silvia Adolfo Assistente Social